Este Edu-blog será o espaço virtual reservado para a comunicação em grupo da disciplina Informática Instrumental, Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal do Amazonas, Brasil.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Wikilivros: faça você mesmo o seu e-book...
... ou colabore com os outros como coautor!
Veja no Wikilivros como criar colaborativamente (wiki) livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre.
Que legal! Pena que com essa democratização e as facilidades de se fazer um e-book muita besteira vai surgir. Mas o que importa é que a informação seja levada para todos os lugares e possa mudar vidas.
Considero que a Wikilivros vem cobrir uma lacuna aos internautas - correspondente ao que os manuais cumpriam/cumprem aos leitores de livros. Mas não custa lembrar que toda informação de manual, a melhor delas, não pode ser tratada como obra de referência. Assim, caros navegantes, atenção. Dei uma olhadinha nas dicas de publicação e gostei da forma pontual como tratam cada tema. Como por exemplo, sobre o uso de: maiúsculas; plurais em títulos; utilização de alguns caracteres (e não como está escrito - carateres); iniciais maiúsculas em títulos compostos etc. Pra quem quiser mergulhar das delícias da editoração, então busque na bib do ichl o livro de Emanuel Araújo, A construção do livro, cuja segunda edição é de 2008. Espero que gostem. Saudações. Elione
Que legal!
ResponderExcluirPena que com essa democratização e as facilidades de se fazer um e-book muita besteira vai surgir.
Mas o que importa é que a informação seja levada para todos os lugares e possa mudar vidas.
Considero que a Wikilivros vem cobrir uma lacuna aos internautas - correspondente ao que os manuais cumpriam/cumprem aos leitores de livros.
ResponderExcluirMas não custa lembrar que toda informação de manual, a melhor delas, não pode ser tratada como obra de referência. Assim, caros navegantes, atenção.
Dei uma olhadinha nas dicas de publicação e gostei da forma pontual como tratam cada tema. Como por exemplo, sobre o uso de: maiúsculas; plurais em títulos; utilização de alguns caracteres (e não como está escrito - carateres); iniciais maiúsculas em títulos compostos etc.
Pra quem quiser mergulhar das delícias da editoração, então busque na bib do ichl o livro de Emanuel Araújo, A construção do livro, cuja segunda edição é de 2008. Espero que gostem.
Saudações.
Elione